18 de maio de 2006

Ser ou não ser...


Ontem durante o almoço com a Patrícia vi de longe um ex-namorado. Melhor dizendo, minha última tentiva de namorar. Não me aproximei, não acenei, nem sequer comentei com a Patrícia sobre a presença do querido na mesma praça de alimentação que nós. Porquê? Preguiça... e respeito também. Por mim e por ele. Sei lá. De repente ele estaria acompanhado e poderia ser uma saia justa.
Recebi um e-mail dele hoje(diariamente ele reencaminha pra mim e dois amigos alguma piadinha) e respondi falando que o vi no shopping ontem. Prá minha surpresa ele disse que não fui a única pessoa e que ele está se explicando e que o lance mesmo é ser solteiro de tudo!
Na verdade eu acredito que o lance mesmo é, solteiro ou comprometido, não magoar ninguém. E fui isso que eu respondi.
Agora estou a pensar sobre o que ele falou... " ser solteiro de tudo ". Seria isso diferente de ser solteiro?
Solteiro é aquela pessoa que não está numa relação.
Para o meu terapeuta, ou a minha tentiva de fazer terapia, solteiro é quem ainda não se relaciona, mas está em busca de. Para ele, ser solteiro não é o estado natural das pessoas.
Eu, como pessoa solteira que sou, acho que existem vantagens e desvantagens, como tudo na vida.
Vantagens:
-liberdade de ir e vir quando bem entender! ( sinceramente não uso esse direito para grandes extravagâncias, mas me deixa muito feliz saber que se quiser, eu posso.)
-curtir os amigos (claro que os casais também curtem seus amigos, mas é diferente! Os solteiros são menos acomodados e topam qualquer programa.)
-ser o único dono do controle remoto (disputar qual programa na tv assistir é por si um programa muito comum entre os casais)
- encarar a vida como uma grande possibilidade(minha irmã recusou alguns empregos porque teria que se mudar de cidade e isso complicaria sua vida conjugal. Os solteiros são mais despreendidos, claro! E há sempre a possibilidade de alguma possibilidade aparecer...)

Desvantagens
-solidão (claro que uma relação não te salva da solidão, aliás se sentir sozinha com alguém ao seu lado, é um murro no estômago!Eta sensação ruim. Mas falo daquela solidão do sábado à noite, quando não se tem nada para fazer e o controle remoto já percorreu os 100 canais da tv a cabo mil vezes e nada parece satisfazer.)
- não ter um colo nos momentos difíceis(...)
- a noite nunca está garantida( mesmo que o filme ou a peça seja ruim, os casais têm sexo garantido)
- não ter alguém que te ligue apenas para ouvir sua voz ( os casais têm uma dinâmica própia que faz com que a vida deles seja mais cheia de suspiros! As conversas sobre que nomes de criança cada um gosta. "Vamos para uma ilha deserta?" Nada mais tranca na garganta... é "eu te amo" rolando solto, "meu amor" pra cá, "meu amor" pra lá, quando não evolui para coisas do tipo "minha fofucha querida que mora na cobertura duplex do meu coração". )
-conviver com casados-metidos ( você não irá deixar de se relacionar com suas amigas só porque elas agoram são casadas. Então, o jeito é tentar conciliar dois mundos tão diferentes. Nem sempre suas conversas sobre aquela festa em que você encontrou fulano, conheceu beltrano e deu seu telefone para ciclano terá um ouvido entusiasmado a te ouvir. Os casais sempre acham que está na hora de você sossegar e por isso vez ou outra aparecem com um partidão para te apresentar. )



Estar livre para caçar, ser caçado ou simplesmente ficar na sua: sonho de muitos casados, pesadelo de muitos solteiros. Difícil mesmo é encontrar alguém feliz; tem sempre um amigo namorando que anda louco pra galinhar e uma amiga solteira que anda louca pra casar. E vice-versa, é claro.
Muitos estão solteiros por opção, outros por falta de opção, uns gostam da liberdade e assim cada um tem o seu motivo. O motivo da minha solteirice? (pausa para pensar)

Ah, não sou solteira de tudo sempre!


by Renata que adora usar o termo casados-metidos assim como sua ídola Srta. Brigitte Jones.

Um comentário:

Anônimo disse...

Às vezes me canso da solidão, às vezes, o namoro só traz mágoas.

Mas eu sempre procuro alguém...
Adorei o texto.

Vinícius.