28 de julho de 2006

A fórmula do amor

O que faz um relacionamento dar certo?
Ou o que devemos fazer para conquistar alguém?
As revistas feminas estão cheias de dicas que vão desde a roupa adequada até o assunto a ser abordado nas conversas. Como aprender a amar, como segurar seu homem em 12 lições. Vendem o amor em receitinhas de sucesso.
E quando você começa uma paquera, suas amigas têm mil observações a serem feitas. Eu sou super palpiteira! Mas confesso que hoje falei o que não queria falar. É tão ruim quando todo mundo já percebeu que aquela relação é uma canoa furada e você não. Pior ainda é quando a sua amiga pergunta a sua opinião sincera e você tem que falar: Cai fora! Esquece!
As pessoas sempre nos dão sinais. Nós é que nem sempre queremos lê-los. A tendência é acreditar que talvez os sinais não sejam tão claros assim ou que nem tudo é o que parece ser.
Mas a grande verdade é que tudo é exatamente o que parece ser. Nesse ponto somos muito parecidos com os animais. Por mais que românticos que sejamos, devo começar dizendo que todo amor é sexual na sua origem. Pois não se pode separar a parte biológica da parte cultural no ser humano.
O que comumente se chama de amor, ou melhor, de emoção amorosa é outra coisa. Este tipo de amor é produção da cultura e dentro dele temos algumas variedades.
As culturas inventaram o amor. Vejam bem, elas não inventaram o sexo, mas inventaram um significado para o sexo. A atração sexual é um fenômeno universal, mas o amor não. O amor é cultural e claro, se modifica com o tempo. E lá vamos nós tentando nos adaptar as novas formas de amar e se realcionar.
Muito se fala do amor, até a ciência tenta explicá-lo com fórmulas e hormônios. Mas parece não haver fórmulas. Acontece todo dia, com quase todos. Quando acontece com a gente, parece algo extraordinário.
Afinal de contas o que é o amor?
Eu tenho a doce esperança de encontrar esta resposta um dia. Como diz Mario Quintana "o amor aparece quando menos se espera e de onde menos se imagina. Você passa uma festa inteira hipnotizado por alguém que nem te enxerga, e mal repara em outro que só tem olhos para você. O amor é como tesourinha de unhas, nunca está onde a gente pensa".

By Renata que torce pela paz no Líbano e pelo amor.

Nenhum comentário: