5 de agosto de 2007

O voyerismo nosso de cada dia


A relação das pessoas com o Orkut é algo que a cada dia, me deixa mais intrigada. Acessar o mais famoso site de relacionamento para alguns, passou a ser mais do que reencontrar e conhecer pessoas.

A maneira com que você se apresenta, te torna interessante ou pedante. Dizem que Orkut nasceu da teoria de que cada pessoa é ligada a qualquer outra pessoa no planeta por no mínimo uma entre outras seis pessoas com as quais se relacione. Ou seja, entre mim e seis amigos meus, e entre o Keanu Reeves e seis amigos dele, no mínimo dois são em comum o que faz com que a possibilidade de nos conhecermos pessoalmente seja grande, mesmo que improvável, o que, diga-se de passagem é uma pena. O Orkut foi feito sobre essa premissa e queria comprovar essa teoria.

Mas o que antes era sinônimo de popularidade, passou a ser visto por muitos como invasão de privacidade. Então, passaram a apagar os scraps, "só adiciono quem eu conheço" e não raramente, 5 comunidades são o suficiente, afinal "comunidades entregam muito quem eu sou". Muitos optam por sair do Orkut na tentativa de acabar ou mesmo evitar brigas entre cônjuges, namorados, parceiros. São esses também que voltam ao Orkut ao final das relações afim de retomar os contatos.

Os perfis fakes, as personas inventadas... essas eu ainda não entendi por completo. Claro que é uma maneira de enfrentar a timidez, criar ilusões bem diferentes da vida real e até mesmo se divertir. Usar a foto, o nome da Beyoncé, Paris Hilton, Brad Pitt é até fácil de compreender, mas o que dizer dos fakes que são bebês de colo ou mesmo pequenos fetos? Acreditem, isso existe.

Sou a favor do Orkut como meio, instrumento e não como finalidade.


By Renata que adora a possibilidade de se relacionar sem barreiras de espaço e tempo. Mas os aeroportos e rodovias têm que cooperar.



6 comentários:

MaxReinert disse...

....pois ... e não é que é mesmo!
Acho que , assim como nos blogs, cada pessoa acaba tendo um objetivo diferente para entrar e criar um perfil no Orkut!
Já fui visitado por tudo quanto é tipo de "gente"... e quase sucumbí a tentação de ser um perfil "mosca" para poder fuçar sem ser visto e/ou notado!
De qualquer forma a internet só deixa exposto nosso lado voyeur... ou, em alguns casos, exibicionista!!!

reflexões disse...

Obrigada pela passagem no meu blog...
Concordo com vcs em relação ao Orkut, infelizmente hj ele parece q se perdeu no caminho de sua função/proposta inicial. Passou a ser realmente uma invasão de privacidade, e de disseminação de fofocas, e q realmente podem causar grandes problemas...

Negão Internauta disse...

É, o Orkut é um ótimo tema para monografias de psicologia, pedagogia, sexologia, filosofia, sociologia, história e informática.

As discussões sobre o "fenômeno Orkut" sempre me levam a crer que os humanos são bizarros².

Mudando de assunto, que tal conhecer Cascavel?
:P

Abraço.

LIMA disse...

Renatinha:
Acredito que a relação das pessoas com o Orkut passa pelas mesmas fases (não deixa de ser semelhante) de um relacionamento amoroso moderno. Primeiro há a atração, o entusiasmo, a sedução. Depois, as novas descobertas a cada dia, o deslubramento, o envolvimento. Após mais algumas fases intermediárias, em que persistem as semelhanças, surgem pequenas diferenças em forma de desencanto: a relação amorosa cai na rotina e a relação com o Orkut é questionada quanto a sua validade e segurança. As duas relações estão condenadas a ter um fim. Etapa vencida,ficará a sensação de que valeu a pena e seguiremos em frente, em busca de outra paixão. Como somos volúveis ! [Risos]
Beijos.

**Beatriz Mel** disse...

Oii,Gostei muito do seu Blog!!!Se fosse para dar uma nota de 0 há 10 não iria ser nada!!por que a nota do seu blog tem que ser 1000!!!Bjinhus...

Luidi disse...

Ótimo texto, muito bem escrito!
Verdadeiro, acima de tudo. Confesso que sou um viajão e já pensei muito sobre o orkut e vc abordou alguns pontos que eu já pensei tb (mesmo que mesmo apague meus scraps pra manter um pouco a privacidade... e mesmo assim vasculhe os alheios.. hehe).

Aliás, alguns fakes serve pra isso, pra fuçar no orkut alheio sem que a pessa saiba.

Abraço!

[caroneiro.blogspot.com]