27 de maio de 2007

Tesoura do desejo


"Homem não gosta de cabelo curto". Essa foi uma das frases da minha mãe ao se deparar com meu novo visual. Pouco encorajador, não? Mas dizem que mãe quer o melhor para seus filhos e minha mãe não me quer para titia. Desisti de argumentar.

Cortar os cabelos não é tão simples quanto parece. Cabelos longos significam ser feminina e cortá-los assim tão curtos significa renunciar? Frida Kahlo cortou os cabelos após descobrir uma traição de seu amante. Britney Spears também se livrou da cabeleira em meio à uma crise pessoal. Muitas mulheres mudam o penteado após desilusões amorosas. Eu? Eu só achei que meu cabelo estava muito feio. Mal tratado e sem graça. Não renunciei ao amor e nem a feminilidade. E não sofri desilusões. O único relacionamento que ia mal era entre mim e o chuveiro nesse frio.



By Renata que já foi chamada de Peter Pan, Pequeno Príncipe, mas acredita piamente que tá a cara da Zeta Jones. hahahahahaha!


Mais uma coisa:


O cabelo representa principalmente força e poder. Na antigüidade, cabelos longos e soltos eram um símbolo de liberdade e nobreza entre os homens. Nas mitologias grega e hindu, as divindades mais terríveis sempre foram representadas com cabelos enormes e despenteados. Para as mulheres da Idade Média, não cortar os cabelos era uma demonstração de castidade. No Tibete e na Índia, os monges cortam os cabelos em sinal de devoção e humildade. Raspar a cabeça também faz parte de muitos rituais de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé.

9 comentários:

Helder da Rocha disse...

Cabelo curto é sexy. Louise Brooks, Valentina, Audrey Hepburn, ... (Quem foi que inventou essa história de que homem não gosta de cabelo curto? Talvez os que não gostam de ver a nuca exposta, ou talvez, por não terem onde segurar) Mas cabelo curto é mais sexy. Não sei exatamente por que, mas é.

Jullyana Albuquerque disse...

NEm meu namorado nem meu pai gostam de cabelos curtos. O meu relacionamento com o meu cabelo sempre foi complicado, nunca nos entendemos, mas acredito que mudar o visual pode trazer transformações maiores na vida de alguém.

Anônimo disse...

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=80221&tid=9632265

Mordeu a língua?

Renata Andrade Chamilet disse...

caro anônimo... nao consegui clicar no seu link....

Anônimo disse...

Adoro passar por aqui e encontrar algo q tem a ver comigo e digo q quase tudo tem. Será que nós mulheres somos tão parecidas assim???
Re, se me permite , toda vez q estou em crise , corto o cabelo, outro dia tive uma dessas crises e corri pro salão e passei a tesoura , e num passe de mágica me senti bem melhor sabe???
Um bj bem grande pra vc , menina e um excelente fds.

Renata Andrade Chamilet disse...

Querida anônima,
e por acreditar em mágica, ela existe! Que seja o corte de cabelo, um par de botas de cano alto, um vestido novo!
E a gente é tão parecida que detestamos ouvir: mulher é tudo igual! rs
Beijos, Rê.

Pimenta disse...

eu nunca aguentei cabelo comprido...
volta e meia eu raspo tudo, passo maquina 2, pinto, faço o diabo com o coitado do cabelo, minha mãe também nunca gostou muito das minhas mudanças, mas nenhum homem reclamou!!
muito pelo contrário, nada mais sexy do que andar com a nuca a mostra, esperando um beijo, ou uma mordida... hehehehehehe...

Ludmila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ludmila disse...

Rena,
que saudade dessa amiga que me ensinou a acreditar nessa magia!!
obs:AMEI O SEU CABELO!!
bjossssss