25 de agosto de 2006

A tristeza é senhora


Tristeza ou desgosto é um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto de alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão, choro, insônia.

Triste é perder algo ou alguém que se tinha de muito valor, mas maior tristeza é não poder fazer nada para recuperar, é o sentimento de incapacidade de obter tal resultado, é ter que conviver com a dor, com as trevas, com a solidão, com a falta, é remoer o gosto amargo da ruim companhia da infelicidade e além de tudo isso, assistir de camarote a vida escorrer pelos dedos vendo outros a ser felizes e as vezes até com o "objeto" da nossa ansiedade.

Esta é a definição de tristeza da Wikipédia. Achei-a perfeita. É bem assim que estou me sentindo. Perdi algo que me era de muito valor. E não há nada que possa fazer para recuperar. Claro que posso me recuperar e parar de chorar. Posso me recuperar e descobrir outra coisa que me faça tão ou mais feliz. Posso me recuperar e olhar para trás e achar que chorei mais que devia. Posso infinitas coisas, mas não agora. Agora só de respirar me dói. Tô de luto. Acho que só empregamos esse termo quando alguém morre. Não, ninguém morreu. Mas como as pessoas que usam preto, não consigo arranjar espaço para os sorrisos e sinto uma ausência de cores aqui dentro.
O luto significa a realidade de um amor que não morreu dentro de mim. De um amor que - por ser tão grande e profundo, por ser tão... único - não pode ser esquecido ou mesmo substitído. Posso, como já disse, achar tantas outras janelas abertas agora que esta porta se fechou, mas o essencial ficará para sempre guardado. E lembrado com alegria! Cheio de boas histórias para contar. Mas não agora, agora dói demais.

By Renata que se sente mais perdida que cego em tiroteio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma das coisas que o futebol é tão apaixonante é justamente a montanha russa de sentimentos.
Hoje estou triste e amargurado, amanhã já estou apreensivo, no outro fim de semana estou comemorando.

Queria que a vida também fosse simples.

Mas, "bola pra frente" e xô tristeza.

Vinícius.