27 de agosto de 2010

Números Pares

Antenada com as redes sociais que sou, assim que me vi sem companhia, não titubiei, postei o seguinte tweet:
Promoção: valendo uma cortesia p assistir a Filarmônica hj às 20h30 em minha companhia. Dê RT e concorra.
A atitude meio desesperada/engraçadinha/inovadora não deu resultado. Nenhum RT, mas toda a vontade do mundo de curtir a Filarmônica de Minas Gerais.
Ofereci meu ingresso extra à uma senhora que estava na fila da bilheteria. Ela, gentilmente, disse que estava ali para comprar ingressos para assisitir ao Corpo. A moça que vinha atrás, também declinou, com certa desconfiança. Assim, o rapaz que presenciou toda a cena, aceitou e me estalou um beijo no rosto como agradecimento.
Foyer do Palácio das Artes animado, convidava a um cafezinho ou a um chopp antes do concerto. Primeiro sinal: hora de procurar a JJ22. Ao meu lado, um garoto de 8 anos acompanhado da avó. Era a sua estreia na plateia da Filarmônica. Avó orgulhosa da presença do neto.
Luzes apagadas, músicos acomodados, o JJ24 em seu lugar e entra Roberto Minczuk, o regente convidado. No programa da noite: Krieger, Mendelssohn (como eu expliquei ao garotinho 'aquele da Marcha Nupcial') e Beethoven. JJ24 me contou que a Sinfonia no. 3, Eroica fora planejada para ser uma grande homenagem a Napoleão Bonaparte, porém a dedicatória napoleônica foi retirada quando este coroou-se imperador da França - Beethoven, decepcionado, alterou o programa da obra, incluindo uma marcha fúnebre "à morte de um herói'.
A música une as pessoas. Literalmente. Assim, ficou combinado um movimento qualquer, quem sabe um reencontro, assim como Beeethoven reencontou os ideais de liberdade na composição 'Egmont' que será apresentada no próximo concerto da Filarmônica. 
By Renata que anda se perdendo por aí...
 
Texto originalmente publicado no http://blog.romamidialivre.com.br/

Um comentário:

MartinsPF disse...

Teria dado RT, absoluta certeza. Muito bacana teus textos. Os assinarei. Sorte.